segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Organização do Espaço e do Tempo

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - , nos fala que “compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais".
Dessa forma, o profissional que trabalha com essa faixa etária deve ter ciência dos pilares da Educação Infantil - cuidar, educar e brincar – para que possa acompanhar as crianças e utilizar de estratégias que favoreçam o seu desenvolvimento integral como preconiza a Lei 9394/96 em seu artigo 29: “ A Educação Infantil, ..., tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.”
O texto legal reconhece a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica. A legislação que trata dessa modalidade de ensino deixa claro que o tempo e o espaço são fatores determinantes de aprendizagem e devem ser articulados de forma a propiciar condições educativas e estimuladoras das capacidades e potencialidades infantis.
É ponto pacífico que a organização do espaço físico, a maneira como os materiais estão dispostos e organizados, tem influência direta no processo de ensino e de aprendizagem. Sabe-se, também, que a organização espacial é um dos aspectos que favorece ou dificulta as interações, uma vez que influencia o modo de pensar ou de se comportar, principalmente em instituições de educação infantil. Para tanto, os ambientes devem ser organizados de modo que favoreçam diversas possibilidades, dando oportunidade à criança para explorar, descobrir, agir, selecionar objetos e áreas para a realização de atividades em um espaço que é parte integral de uma ação pedagógica intencional.

PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO RECOMENDAÇÕES E RECURSOS MATERIAIS

ÁREAS INTERNAS - Ambientes de caráter lúdicos, atrativos e seguros; Adequação às características de crianças com necessidades especiais; Mobiliário adequado; Canto da leitura; Canto dos brinquedos; Canto dos jogos; Espelhos.

ÁREAS EXTERNAS - Pátios abertos e áreas sombreadas; Espaços livres cobertos para realização de atividades em dias de chuva; Parque colorido de madeira ou plástico resistente e seguro; Pneus de diversos tamanhos pintados comas cores primárias; Caixa de areia; Casinha; Plantas diversas.

ASPECTOS INFANTIS DESENVOLVIDOS - Desenvolvimento sócio-emocional; Desenvolvimento físico-motor; Capacidade de estimular a construção do conhecimento; Estímulo à preservação do meio ambiente.

PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO TEMPO MODALIDADE SUGESTÕES ATIVIDADE PERMANENTE
• Brincadeiras no espaço interno e externo; • Roda de conversas; • Contação de histórias; • Desenho, pintura, modelagem e música; • Atividades diversificadas; • Cuidados com o corpo; • Rotina pertinente ao grupo, envolvendo situações de aprendizagem, cuidados e brincadeiras.

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADESAtividades seqüenciadas com intenção de oferecer desafios com graus diferentes de complexidade; • Várias etapas de trabalho para ajudar a criança a reelaborar e enriquecer seus conhecimentos prévios; • Atividades de representação a partir de observações e de interferências previamente planejadas pelo educador.

ASPECTOS INFANTIS DESENVOLVIDOS • Desenvolvimento da percepção, organização e orientação temporal; • Segurança e previsão dos acontecimentos e sequências de trabalhos; • Desenvolvimento sócio-afetivo; • Desenvolvimento da identidade e da autonomia, através de linguagens múltiplas; • Desenvolvimento de aprendizagens em diversos níveis de complexidade; • Ampliação de idéias sobre um assunto específico; • Desenvolvimento do espírito investigativo.

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